48 98831-8656
Whatsapp Jurídico (48) 9 8836-7387
Whatsapp  Contato (48) 9 8402-6694

Mais de 2 mil trabalhadores são resgatados de trabalhos análogos à escravidão em 2024

Em 2024, o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) resgatou 2.004 trabalhadores submetidos a condições degradantes. Esse número é resultado de mais de mil ações fiscais realizadas em todo o país contra o trabalho análogo à escravidão.

As atividades econômicas com maior número de trabalhadores resgatados foram:

  • Construção civil: 293 trabalhadores
  • Cultivo de café: 214 trabalhadores
  • Cultivo de cebola: 194 trabalhadores
  • Serviços de preparação de terreno, cultivo e colheita: 120 trabalhadores
  • Horticultura: 84 trabalhadores

Os estados com maior número de resgates foram Minas Gerais (500), São Paulo (467), Bahia (198), Goiás (155), Pernambuco (137) e Mato Grosso do Sul (105).

Atualização da “Lista Suja”

Em abril, o MTE atualizou o Cadastro de Empregadores que submeteram trabalhadores a condições análogas à escravidão, conhecido como “Lista Suja”, incluindo 155 novos nomes. O total chega a 745 empregadores, e as atividades com maior número de inclusões foram a criação de bovinos, o cultivo de café e trabalho doméstico.

Os trabalhadores resgatados têm direito a três parcelas do Seguro-Desemprego do Trabalhador Resgatado, cada uma no valor de um salário mínimo, além do recebimento das verbas trabalhistas e rescisórias devidas. Em 2024, foram pagos mais de R$ 7 milhões às vítimas.

Denúncias de trabalho análogo à escravidão podem ser feitas de forma anônima e segura pelo Sistema Ipê, plataforma oficial do MTE. A participação da sociedade é fundamental para erradicar essa prática e garantir condições dignas de trabalho para todos.

Vale Tudo e mundo do trabalho: personagens da ficção refletem dilemas reais nas relações de trabalho

A novela Vale Tudo, exibida originalmente em 1988, voltou a ser assunto nas redes sociais e está reacendendo discussões sobre ética, corrupção e valores — não só na política ou…
Ler mais

Aposentadoria pode ser um sonho distante para milhões de trabalhadores

Com o envelhecimento da população, a informalidade crescente e a diminuição do número de contribuintes ativos, o sistema previdenciário do país enfrenta uma verdadeira crise, e quem mais sofre com…
Ler mais

Etarismo no mercado de trabalho: preconceito limita oportunidades e crescimento profissional

O etarismo é um dos grandes desafios do mercado de trabalho brasileiro. Apesar da crescente conscientização sobre diversidade, a discriminação pela idade ainda é uma realidade preocupante, afetando tanto profissionais…
Ler mais

Crise de saúde mental no trabalho gera quase meio milhão de afastamentos no Brasil

Em 2024, o Brasil registrou 472 mil afastamentos por doenças psicológicas – aumento de 68% em relação a 2023 –, o maior número da década, segundo dados divulgados pelo Ministério…
Ler mais