48 98831-8656
Whatsapp Jurídico (48) 9 8836-7387
Whatsapp  Contato (48) 9 8402-6694

Crise de saúde mental no trabalho gera quase meio milhão de afastamentos no Brasil

Em 2024, o Brasil registrou 472 mil afastamentos por doenças psicológicas – aumento de 68% em relação a 2023 –, o maior número da década, segundo dados divulgados pelo Ministério da Previdência Social. Ansiedade e depressão lideram a lista. Entre as causas estão estresse crônico, assédio moral, cobranças excessivas, desrespeito a horários e a ausência de políticas reais de prevenção ao adoecimento mental. Segundo dados do INSS, 64% dos afastamentos são de mulheres com idade média de 41 anos, que permanecem longe do trabalho por até três meses. A gravidade da situação levou o Ministério do Trabalho a atualizar a…
READ ARTICLE

Endividamento cai, mas compromete parcela maior da renda dos trabalhadores

O endividamento das famílias brasileiras caiu para 76,1% em janeiro de 2025 segundo  a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), realizada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Apesar de ser a  segunda queda consecutiva, o índice ainda preocupa e reflete diretamente nas condições de vida e na saúde financeira dos trabalhadores. Segundo o estudo, 20,8% dos brasileiros usaram mais da metade da renda para pagar dívidas, o maior percentual desde maio de 2024. Em média, as famílias gastaram 30% dos ganhos no pagamento desses débitos. O estudo aponta ainda que 29,1% das pessoas…
READ ARTICLE

Acordo do piso salarial de SC é entregue ao governador, Jorginho Mello

Na tarde desta segunda-feira (17), representantes dos trabalhadores, e o patronal, entregaram ao Governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, a proposta de reajuste para 2025 do Piso Salarial Estadual. O acordo, que prevê um aumento de cerca de 7,27% nas quatro faixas salariais, foi resultado de quatro rodadas de negociação entre as partes. O presidente do SINDLIMP FPOLIS, Neucir Paskoski, representou a UGT-SC, em nome de Waldemar Schultz, Presidente da Central Sindical. O coordenador sindical do DIEESE, Ivo Castanheira, enfatizou que Santa Catarina dá exemplo de negociação para o restante do país: “Diferente dos demais estados, em que muitas vezes…
READ ARTICLE

Carnaval impulsiona a economia e gera milhares de empregos

O Carnaval estabeleceu-se como um dos principais impulsionadores da economia brasileira, movimentando bilhões de reais e gerando empregos temporários e formais em diversas áreas. Dados da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) indicam que, em 2025, o Carnaval poderá gerar uma receita de R$12 bilhões, valor 2,1% maior que no ano anterior. Geração de empregos impulsionada pelo Carnaval A festividade é responsável por criar milhares de oportunidades de trabalho em diferentes frentes: Trabalhadores da produção e logística: montadores de estruturas, eletricistas, costureiras e aderecistas que atuam na confecção de fantasias e alegorias. Setor de serviços: garçons,…
READ ARTICLE