48 98831-8656
Whatsapp Jurídico (48) 9 8836-7387
Whatsapp  Contato (48) 9 8402-6694

1º de Maio: Dia do Trabalhador e da Trabalhadora reforça conquistas e desafios

Fruto das históricas manifestações por melhores condições de trabalho no final do século XIX, especialmente a greve de Chicago em 1886, o 1º de Maio tornou-se símbolo da resistência e da busca por direitos.

No Brasil, o reconhecimento oficial da data ocorreu em 1924. Desde então, diversas conquistas marcaram a trajetória dos trabalhadores e das trabalhadoras:

  • Salário mínimo
  • Consolidação das Leis do Trabalho (CLT)
  • Jornada de trabalho de 44 horas semanais
  • Férias remuneradas
  • Licenças-maternidade e paternidade

Avanços e desafios no mercado de trabalho

O Brasil registrou avanços significativos no mercado de trabalho, como a redução do desemprego, cuja taxa atingiu 6,8% no trimestre encerrado em fevereiro; a criação de políticas (mesmo que ainda incipientes) de igualdade salarial entre homens e mulheres; a redução da informalidade, com mais de 1 milhão de pessoas deixando de atuar como trabalhadores informais; e os debates em torno da redução da escala 6×1.

Apesar dos progressos, ainda existem desafios a serem superados, como os mais de 40 milhões de trabalhadores que ainda permanecem sem acesso a direitos básicos. Além disso, é preciso intensificar a discussão sobre a diminuição da jornada semanal para melhorar a qualidade de vida dos trabalhadores e trabalhadoras e um salário mínimo que acompanhe o custo de vida e garanta o poder de compra da população.

A regulamentação de atividades como o trabalho por aplicativos também é pauta fundamental para tirar milhões de trabalhadores e trabalhadoras da informalidade, garantindo a eles condições dignas de trabalho e remuneração.

Apesar das dificuldades enfrentadas pelos trabalhadores em asseio e conservação são várias as conquistas:

– Vale alimentação;
– postos de trabalho adequados e mais seguros;
– kit material escolar, anualmente;
– sorteio de cestas básicas todos os meses;
– festa anual aos filiados;
– benefícios diversos na área da saúde, dentre outros.

O 1º de Maio é um momento de reflexão sobre as conquistas alcançadas e os obstáculos que ainda persistem no mundo do trabalho. A luta por melhores condições, equidade e justiça social permanece essencial para o desenvolvimento de uma sociedade mais justa e igualitária.

Diálogos de Trabalho SC: os Mundos do Trabalho em Tempos de Inteligência Artificial

Nesta quarta e quinta-feira, estivemos presentes na Assembleia Legislativa, para o evento Diálogos do Trabalho SC: os Mundos do Trabalho em Tempos de Inteligência Artificial. Os palestrantes trouxeram temas relevantes…
Ler mais

Mais de 2 mil trabalhadores são resgatados de trabalhos análogos à escravidão em 2024

Em 2024, o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) resgatou 2.004 trabalhadores submetidos a condições degradantes. Esse número é resultado de mais de mil ações fiscais realizadas em todo o…
Ler mais

Vale Tudo e mundo do trabalho: personagens da ficção refletem dilemas reais nas relações de trabalho

A novela Vale Tudo, exibida originalmente em 1988, voltou a ser assunto nas redes sociais e está reacendendo discussões sobre ética, corrupção e valores — não só na política ou…
Ler mais

Aposentadoria pode ser um sonho distante para milhões de trabalhadores

Com o envelhecimento da população, a informalidade crescente e a diminuição do número de contribuintes ativos, o sistema previdenciário do país enfrenta uma verdadeira crise, e quem mais sofre com…
Ler mais