Saiba um pouco da nossa história

MOMENTO HISTÓRICO

Inicialmente enfatizarei um breve momento histórico da entidade sindical, que em virtude de uma necessidade política e organizacional dos trabalhadores de Florianópolis, nasceu em 19 de fevereiro de 2002, presidido pela Sra. Madalena Borges dos Santos, o Sindicato dos Trabalhadores em Asseio e Conservação no Município de Florianópolis – SINDLIMP/FPOLIS.

Em dezembro de 2002 recebíamos a Certidão do Ministério do Trabalho, conhecida popularmente, como Carta Sindical. Momento este, que foi marcante, pois a partir de então, passaríamos a representar de fato e de direito os trabalhadores terceirizados de asseio e conservação de Florianópolis.

Já no primeiro ano de nascimento da entidade sindical, conquistamos o Vale Alimentação dos trabalhadores, que foi antecedida por uma greve mobilizada pelo sindicato e apoiada pelos trabalhadores.

Em 12 de junho de 2003 realizou-se as primeiras Eleições de recomposição de diretoria, assumindo como presidente, o Sr. Neucir Paskoski, que foi eleito novamente para as gestões de 2005, 2009 e 2014.

Esta mesma presidência assumiu no ano de 2003, com o compromisso com os trabalhadores de organizar a categoria, conquistar uma sede própria, melhorar os salários dos trabalhadores, implantar o tão sonhado plano de saúde, que seria administrado pelo sindicato, bem como, lutar por todas as garantias Constitucionais e trabalhistas desta classe trabalhadora.

Em janeiro de 2006, implantávamos os convênios médicos e odontológicos que eram fornecidos gratuitamente aos associados, sendo que em muitas ocasiões, também auxiliaram trabalhadores não associados, mas que pertenciam a categoria de asseio e conservação.

Em janeiro de 2007 adquirimos e inaugurávamos a tão sonhada sede própria. Enfim, tínhamos nossa própria casa. Neste período, também foram inseridas várias melhorias no atendimento aos trabalhadores.

Ainda neste ano, realizamos nossa primeira festa dos terceirizados. Foi um sucesso. Desde então, virou uma tradição a festa de fim de ano, que já está na sua 7º edição.

Ainda em 2007, nos filiamos a, Federação dos Empregados em empresas de Vigilância, asseio e conservação e transporte de valores de SC – FEVASC.

Em 2008 passamos a oferecer médico e dentista a toda a categoria, independente de associação do trabalhador. Neste ano, também, iniciamos o fornecimento de material escolar a todos os filhos de associados, que inclusive, é mantido até a atualidade.

Em 2011, o Sindlimp filia-se a central sindical União Geral dos Trabalhadores - UGT, central esta, que tem demonstrado não medir esforços em defender os trabalhadores, assim como a FENASCON - Federação Nacional de Asseio e Conservação.

No mesmo ano de 2011, promovíamos o primeiro Almoço do dia das mães.

Em 2013 realizamos o almoço do dia do trabalhador na AABB de Coqueiros, com sorteio de diversos prêmios aos associados, que foi elogiado por todos, e inclusive, a pedidos, deverá se repetir nos próximos anos.

Por fim, este foi um breve resumo da vida desta entidade sindical. E esta nova diretoria, que assumiu em 14 de Fevereiro, foi formada com intuito de qualificar a entidade, pois vem com muita garra, vontade de prosperar, tendo ainda, muito trabalho pela frente. E para isso, contamos com o trabalho de cada diretor (a), que garanto, não medirão esforços para lutar em nome do sindicato.

Neucir Paskoski, presidente do Sindicato dos Empregados em Empresas Prestadoras de Serviço e Asseio e Conservação no Município de Florianópolis (Sindlimp)